Blog

8 Benefícios da Pimenta Malagueta para a saúde

Há séculos que a pimenta malagueta é utilizada para fins culinários. Especialmente na ilha de São Miguel, nos Açores, não há prato que se preze que não tenha pimenta malagueta na sua composição.

No entanto, o que muitos não sabem é que esta iguaria possui um vasto conjunto de benefícios para a saúde.

Caso faça parte do grupo de pessoas que desconhece o rol de benefícios associados ao consumo de pimenta malagueta então este artigo é para si e com certeza que o irá surpreender…pela positiva.

Benefícios da Pimenta Malagueta

Ajuda na Digestão

Há um mito popular que postula a ideia de que a pimenta malagueta atrasa a digestão mas na realidade o que esta faz é exactamente o contrário. Existem vários estudos científicos que comprovam que a pimenta malagueta tem um efeito muito positivo sobre o sistema digestivo razão pela qual deve acompanhar pratos mais pesados.

Não é à toa que, na ilha de São Miguel, a pimenta malagueta é presença obrigatória nos pratos mais exigentes para o aparelho digestivo.

Efetivamente, pelo facto de estimular a produção de enzimas e as glândulas salivares, a malagueta contribui para uma boa digestão.

Para além disso, esta estirpe de pimenta também estimula sucos gástricos que melhoram a capacidade do organismo em digerir e metabolizar alimentos e toxinas.

Alivia a dor de cabeça

Estudos sugerem que a pimenta malagueta tem propriedades capazes de aliviar os sintomas de enxaqueca.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, a capsaicina presente na pimenta malagueta contribui para a atenuação deste incómodo problema que afeta tanta gente. Existem, inclusive, laboratórios farmacêuticos que estão a incluir este poderoso ingrediente na fórmula de alguns medicamentos para a enxaqueca.

Os mesmos pesquisadores concluíram também que o óleo de pimenta é capaz de mitigar a dor de cabeça quando aplicado directamente nas têmporas.

Perda De Peso

Quando se afirma uma correlação entre pimenta malagueta e perda de peso, há sempre quem fique cético. No entanto, a verdade é que, devido às suas propriedades químicas, a pimenta malagueta é inibidora do apetite o que, por seu turno, reduz a quantidade de calorias consumidas diariamente.

Para além disso, é também um conhecido “queimador” de gorduras, razão pela qual muitos nutricionistas a incluem no plano alimentar dos seus pacientes por a considerarem um termogénico natural bastante eficaz e saudável.

Alivia dores articulares

A pimenta malagueta evidenciou igualmente eficácia no alívio das dores das articulações pois o seu consumo reduz a quantidade de substância P, um químico que transporta mensagens de dor para o cérebro. Quando há menos substância P, as mensagens de dor não chegam ao cérebro com a mesma intensidade provocando assim um alívio maior.

Outros estudos revelaram também que a pimenta alivia a dor pós-cirúrgica assim como as dores provocadas por danos nos nervos dos pés ou pernas causadas por lesões na parte inferior das costas, osteoartrite e artrite reumatóide, assim como sintomas de fibromialgia.

Por ter uma forte ação anti-inflamatória, a pimenta malagueta também alivia a inflamação e o inchaço provocados por infeções.

Os atletas de pugilismo Mexicanos e cubanos recorrem muito ao consumo de pimenta malagueta para atenuar inflamações e dores articulares.

Poderoso antioxidante e fortalecedor do sistema imunitário

Uma vez que também possui comprovadas propriedades antioxidantes, a pimenta malagueta é eficaz no alívio de úlceras, dores no estômago, tosse entre muitos outros problemas de saúde provocados por sistemas imunitários fragilizados.

De facto, já há muito tempo que os povos asiáticos utilizam a pimenta malagueta como se de um medicamento se tratasse por reconhecerem nesta propriedades antioxidantes impares.

Ela também contém vitamina C, vitamina B6, vitamina Epotássio, manganês e bio-flavonóides que garantem as suas poderosas propriedades antioxidantes.

Todos sabemos que a vitamina C é um antioxidante bastante poderoso. Visto que a pimenta malagueta possui esta vitamina em quantidades consideráveis tal ajuda no reforço do sistema imunitário, prevenindo, desta forma, inflamações e infeções.

De acordo com um estudo científico feito em 2015, confirmou-se que, de todos os tipos de pimenta, a malagueta é das que tem maior concentração de antioxidantes razão pela qual reconhece-se a sua eficácia como impulsionadora do sistema imunológico.

Para além disso, a pimenta malagueta é particularmente rica em caroteno que é extremamente benéfico contra todos os tipos de doenças, incluindo doenças crónicas.

Promove a saúde cardíaca

A capsaicina, substância encontrada em quantidade significativa na pimenta malagueta, contribui para a redução da acumulação de mau colesterol no corpo.

Para além disso, a pimenta malagueta, por ser um potente vaso dilatador, impede que as artérias se contraiam, o que, acontecendo, restringe o fluxo sanguíneo ao coração.

Um estudo realizado em Hong Kong, mostrou que a pimenta malagueta pode contribuir para a saúde cardíaca e subsequente redução dos riscos de surgimento de doença coronária.

Previne a diabetes

A pimenta malagueta é também muito útil quando se pretende prevenir e tratar a diabetes.

Novamente, a capsaicina e também a piperina, substâncias nas quais a pimenta malagueta é rica, melhoram as reações de açúcar no sangue e insulina.

A pimenta malagueta é, assim, indicada no controlo da diabetes pelo conjunto de propriedades fantásticas que a compõem.

Tem efeito anti cancerígeno

Dos muitos benefícios associados ao consumo de pimenta, poucos foram tão estudados como o seu poderoso efeito anti cancerígeno. Tal, uma vez mais, deve-se às altas concentrações de capsaicina e piperina existentes na pimenta que ajudam a prevenir e combater a doença oncológica.

Estudos feitos pela Universidade de Medicina da UCLA mostram que a capsaicina pode combater o cancro de próstata, na medida em que a substância tem um efeito anti proliferativo profundo sobre este tipo de cancro.

A pimenta malagueta é assim um condimento ótimo não só para temperar comida mas também para promover a saúde. No entanto, como tudo na vida, apesar deste super alimento poder e dever fazer parte dos seus hábitos alimentares, deve ser consumido com moderação.