Quem Somos

Fundada em 1997 por Fernando Sousa e Helena Sousa, a empresa Quintal dos Açores produz e comercializa paladar e tradição recorrendo, para o efeito, a receitas caseiras que estão na família há muitos anos.

Somos um pequeno grupo de pessoas que faz as coisas com muita paixão, carinho e total respeito pela nossa cultura, pelos nossos antepassados e pela natureza.

Somos a materialização de um desígnio que nasceu há muitos anos quando viver era mais simples e menos confuso, quando as pessoas, embora menos ricas, eram menos egoístas e viviam em perfeita comunhão com o seu meio e quando havia tempo para saborear a vida e partilhá-la com os outros.

Tudo isso caracteriza aquilo que nós somos e é esta a origem e a essência das nossas marcas Quintal dos Açores e Dona Pimentinha.

Nesta ótica os nossos produtos são muito mais do que compotas, geleias,
marmeladas, pimentas, curtumes e temperos regionais, são, acima de tudo, um elo de ligação com o passado pois saborear os nossos produtos é fazer uma viagem no tempo.

É por tudo isso que temos muito orgulho nas nossas marcas e é com muito carinho e dedicação que nos empenhamos em manter a nossa identidade açoriana assim como a qualidade e autenticidade dos nossos produtos.

É esta a nossa missão e, acima de tudo, o nosso compromisso para com todos os nossos consumidores.

Como tudo começou

Como tudo começou

Tudo começou com um sonho… Este sonho começou, pelo facto de estarmos em plena comunhão com a tradição e a natureza, e pela vontade de divulgar este nosso ser terra, Candelária e ilhéu.

É forçoso dizermos que é pelo facto de estarmos em contacto com o modo de vida dos nossos avós e por estarmos habituados a este costumes e tradições, que imprimimos tanta paixão e dedicação ao que fazemos. O quintal que todas as casas da Candelária têm, a agricultura que era a base da subsistência, as frutas sazonais que eram aproveitadas em forma de “doces” (compotas), as pimentas salgadas ou as
“salmouras”, a “calda” (massa de pimenta), a polpa de tomate e uma vasta gama de
curtumes.

Desta forma, e como que fazendo parte de nós mesmos e da nossa identidade
cultural, nasceram as nossas marcas e os nossos produtos.

Para que tudo decorresse seguindo uma linha fidedigna, foi feita uma investigação
histórica, junto dos mais experientes na vida, para aperfeiçoarmos os nossos
conhecimentos e técnicas.

Deste modo, apontamos no ano de 1997 como a génese de todo o trabalho, que
envolveu a criação da nossa empresa, do sonho, que acalentamos até hoje. Sendo
assim, já em finais de 1998 começámos a comercialização de produtos, inicialmente e tradicionalmente confecionados apenas pelos dois proprietários Fernando Manuel Pereira de Sousa e esposa Helena Margarida Pavão de Sousa.

É necessário referir-se que a empresa tem levado mais além o nome da Candelária,
dos Açores e de Portugal, comercializando a sua vasta gama de produtos em todos os Açores e Portugal continental, exportando para vários países europeus, para os países da diáspora portuguesa, participando em feiras, amostras gastronómicas, já lhe tendo sido atribuídos diversos prémios e condecorações.

Os nossos campos de cultivo

Os nossos campos de cultivo

Contamos com quinze hectares de terra de cultivo na Candelária, dividida em produção de frutas e produção de hortícolas. É destes campos de cultivo próprios que sai toda a matéria-prima utilizada na confecção de todos os nossos produtos.

A nossa equipa

A nossa equipa

Somos uma pequena empresa familiar que conta apenas com dez trabalhadores
efetivos, muitos destes membros da família. Contudo, na época da elaboração, que
acontece de Agosto a Setembro, contamos com a colaboração de duas dezenas de
trabalhadores sazonais.

Apesar da nossa pequena dimensão temos um índice de produção já bastante
razoável fruto da dedicação e empenho de todos os que colaboram connosco, direta
ou indiretamente.