Blog

Sabia que consumir compotas traz muitos benefícios ao organismo?

Hoje, mais do que nunca, as pessoas procuram estilos de vida mais saudáveis, quer porque ambicionam ficar em forma física ou, simplesmente, por almejarem ter uma vida mais longa e saudável. Esta tendência, quase universal, materializa-se essencialmente pela prática de atividade física e pela adoção de hábitos alimentares mais conscientes.

O que muitas pessoas não sabem é que as compotas e geleias de fruta podem e devem fazer parte de um regime alimentar saudável, até porque não é mesmo boa ideia retirar da nossa alimentação alimentos que nos dêem prazer pois fazendo-o corremos o risco de criar vazios emocionais e de humor e desta forma não conseguir retirar prazer das refeições e por consequência não “aguentar muito tempo” com o novo regime alimentar. O resultado é frequentemente o abandono de um regime alimentar que, em bom rigor, não deveria ser descontinuado ou colocado em causa por radicalismos que têm tanto de desnecessário como de absolutamente contraproducente.

Compotas: Uma forma saudável e apetitosa de consumir fruta

Efetivamente, as compotas de fruta, para além de constituírem excelentes fontes de energia, são também formas muito saudáveis de saciar o paladar e consumir fruta, muita desta difícil ou impossível de se encontrar no mercado por não ser a sua época.

Em abono da verdade, as compotas, para além de darem ,em termos de paladar e estética, um toque muito especial a alguns pratos de carne, peixe ou sobremesa, são muito importantes para a saúde humana pois contêm pectina que é uma fibra solúvel de ação probiótica que traz uma série de benefícios nomeadamente o bom funcionamento do sistema digestivo, o controle dos níveis de açúcar no sangue e a redução dos níveis do mau colesterol. Para além disso, a pectina também proporciona uma sensação de saciedade, estimula as bactérias benéficas que vivem no intestino e facilita o trânsito intestinal, tal como explica a nutricionista Audrey Abe.

“Essas fibras presentes na compota são importantes porque serão consumidas pelas boas bactérias que vivem no intestino grosso e, após esse processo, substâncias saudáveis, conhecidas como ácidos gordos, são produzidas pelo intestino, ajudando a eliminar as bactérias maléficas e impedindo a absorção de substâncias carcinogénicas ingeridas por meio da alimentação”.

Pectina é muito usada na confeção de compotas

Esta fibra milagrosa é muito utilizada na indústria alimentar, mormente na produção/confeção de alimentos que permitem que os nossos pequenos-almoços, lanches e sobremesas sejam experiências bem mais prazerosas.

Tal acontece porque a pectina forma uma espécie de gel viscoso, quando misturada com água e algum ácido, adequado para espessar geleias e compotas que conseguem, de uma forma impar, preservar os nutrientes e múltiplos benefícios da pectina.

Neste sentido, o consumo regular de compotas é uma excelente forma de retirar todos os benefícios do consumo da pectina.

Conheça as 10 compotas mais exóticas e os seus inúmeros benefícios para a saúde

Compota de tomate-capucho

Também conhecido por physalis, este fruto super exótico é considerado um dos alimentos de origem vegetal mais ricos e completos.

Estudos científicos feitos com este fruto, revelaram que o mesmo é extremamente rico em ferro, fósforo, vitaminas A, B, C e E e também em carotenoides, flavonoides e fitoesteróis. A compota deste fruto é uma forma brilhante de o poder consumir o ano todo sem estarmos condicionados pela sazonalidade do mesmo e tanto pode servir para untar uma torrada ou pão como para acompanhar e adornar pratos de carne ou peixe.

Compota de Araçal

Para além do seu reconhecido poder antioxidante, o araçal possui um alto teor de Vitamina C, três ou quatro vezes mais do que a laranja.

Para além disso, o Araçal é também muito rico em vitaminas A e B e também em cálcio, ferro, fósforo e óleos essenciais.

Tudo isto faz com que o araçal seja uma fruta muito eficaz no tratamento de gripes, resfriados, infeções, prisão de ventre, diarreia e doenças inflamatórias.

Visto que é um fruto relativamente caro e extremamente sazonal, consumi-lo sob a forma de compota é uma escolha inteligente e duplamente saborosa e saudável uma vez que a compota de araçal preserva todos os benefícios deste fruto milagroso que os indígenas brasileiros não dispensavam da sua dieta.

Compota de Goiaba

Muito rica em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A, B1, B2, B6 e, principalmente vitamina C, a goiaba também é uma boa fonte de pectina, uma fibra milagrosa muito utilizada na confeção de alimentos.

A goiaba é também muito rica em flavonóides e quercetina que possui propriedades farmacológicas ímpares tais como ação anti-inflamatória, anticarcinogénica, antiviral, antialérgicas, entre muitas outras.

Os especialistas afirmam que as duas formas mais aconselhadas de consumir goiaba é primeiramente ao natural e em segundo lugar sob a forma de compota ou goiabada.

Compota de Nêspera

A nêspera é uma fruta muito utilizada pela medicina chinesa para tratamento de vários problemas de saúde. Milenarmente cultivada na Ásia Oriental, esta fruta exótica tem granjeado adeptos por todo o mundo que nesta procuram os seus mais do que muitos benefícios para a saúde assim como o seu sabor refrescante e peculiar.

A nêspera pode ser consumida de diversas formas: ao natural, podendo ser combinada com outras frutas frescas em sumos ou saladas de frutas, ou em compotas, geleias ou até mesmo em coberturas de bolos ou tortas, por ter uma consistência firme.

Compota de tamarillo

Também conhecido por tomate-de-árvore, tomate-arbóreo, tomate-maracujá, tomate-japonês, tomate-inglês entre outros, o Tamarillo é um verdadeiro poço de nutrientes como vitaminas A, B e C, sais minerais como o cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo e é também extremamente rico em antioxidantes.

Este fruto magnífico tem uma vasta panóplia de benefícios para a saúde, dos quais se destaca a prevenção de doenças como o cancro, a diabetes, Alzheimer, Parkinson e doenças cardíacas.

O tamarillo pode ser consumido ao natural, em saladas ou na preparação de receitas como sumos,  smoothies, molhos e qualquer prato que normalmente inclua tomates.

Outra forma interessante de consumir tamarillo é sob a forma de compota uma vez que esta permite consumir este fruto milagroso em qualquer altura do ano sem colocar em causa todas as suas propriedades nutricionais.

Compota de Groselha

De origem europeia, a groselha é uma fruta vermelha, pequena e brilhante. O que muitas pessoas não sabem é que este fruto exótico tem mais vitamina C do que a laranja. Para além disso é também muito rica em fibras, magnésio, potássio, ferro, caroteno e fitoquímicos especialmente antocianinas e bioflavonóides que são substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea elevada e melhoram a saúde cardiovascular.

A groselha é tónica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa. Neste sentido, tem uma excelente função desintoxicante, limpando o sangue e combatendo os défices de vitamina C.

Este delicado fruto tem assim uma multiplicidade de benefícios para a saúde humana, nomeadamente o favorecimento das atividades cerebrais, prevenção do envelhecimento precoce e problemas urinários.

A sazonalidade, preço e perecibilidade deste fantástico fruto faz com que o mesmo nem sempre seja fácil de encontrar à venda nas lojas razão pela qual o opção de consumi-lo sob a forma de compota seja não só mais prática como duplamente deliciosa.

Compota de Amora

Muito rica em vitaminas A, B e C e em minerais como o potássio, ferro, cálcio e o fósforo, a amora é uma ajuda preciosa no combate a doenças cardiovasculares e osteoporose. Para além disso aumenta a taxa de colesterol bom do sangue e fornece quantidades muito interessantes de antioxidantes no organismo que desempenham um papel determinante no combate ao envelhecimento celular.

Para além disso, a amora ajuda também a reduzir os sintomas da TPM e por ser diurética e laxativa promove a desintoxicação do organismo e a perda de peso.

A compota de amora é já há muitos anos conhecida pelas suas propriedades nutricionais e múltiplos benefícios para a saúde pois tem poucas calorias mas é muito rica em fibras alimentares que promovem uma sensação de saciedade.

Compota de Uva

A uva é uma fruta com elevadas e comprovadas  propriedades nutricionais. É rica em hidratos de carbono saudáveis, vitaminas do complexo B e vitamina C. Para além disso é também rica em minerais como o potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. É um excelente antioxidante e as suas propriedades diuréticas e laxativas ajudam a ativar os rins e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdómen.

Infelizmente as uvas em calda perdem grande parte das suas propriedades o mesmo não acontecendo com as compotas de uva pelo facto destas terem grandes quantidades de pectina que, como já foi referido anteriormente, preserva as qualidades nutricionais deste poderoso antioxidante.

Compota de Ananás

O ananás é um alimento muito rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, fibras e também minerais como o cálcio, o manganês, o potássio e o ferro.

Para além de tudo, o ananás contém ainda bromelina que estudos científicos comprovam ser muito eficaz na redução de inflamações e no auxílio à digestão e na desintoxicação do organismo.

Normalmente as compotas de ananás são feitas com concentrações muito elevadas deste fruto, fazendo assim com que sejam formas muito inteligentes de usufruir dos múltiplos benefícios deste fruto maravilhoso.

Compota de Morango

O morango tem muita vitamina C o que contribui para a manutenção do sistema imunitário saudável. Para além disso, este delicioso fruto vermelho ajuda a fortalecer os ossos, dentes, combate infeções e acelera o processo de cicatrização. Dá mais resistência aos tecidos do corpo e combate os radicais livres, prevenindo assim contra o envelhecimento celular por ser extremamente rico em antioxidantes.

Com sabor levemente agridoce, a compota de morango possui poucas calorias, sendo assim a escolha ideal para quem pretende manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Consumir de forma consciente e saudável

Apesar de todos os benefícios para a saúde associados ao consumo de compotas de fruta é importante que o mesmo se faça de forma consciente e saudável pois é importante não esquecer que, as compotas são alimentos calóricos e por tal devem ser consumidos com moderação.

Pessoas que têm um estilo de vida mais ativo podem consumir um pouco mais do que pessoas mais sedentárias uma vez que o desgaste diário de energia é maior.

Para aqueles que praticam atividade física, as compotas são uma forma muito eficaz e saborosa de ganhar ou repor energia pois são fáceis do organismo assimilar e absorver, fornecendo assim a energia necessária.

Para as crianças, o consumo de compotas (com a devida moderação) é uma forma muito prática e interessante de repor o alto gasto energético e de facilitar o consumo de fruta.