Blog

Pratos típicos dos Açores

Os Açores são conhecidos pelas suas paisagens deslumbrantes e, em abono da verdade, são essencialmente estas que motivam muita gente a visitar este arquipélago tão peculiar.

No entanto, estas ilhas escondem outro tesouro tão singular quanto as suas inebriantes paisagens; a sua gastronomia rica em simplicidade e exotismo. Quer seja carne, peixe, marisco ou deliciosas sobremesas, estas ilhas de bruma oferecem um variado leque de produtos a não perder.

Neste artigo vamos apresentar algumas destas maravilhas gastronómicas que, seguramente, lhe vão fazer crescer água na boca.

 

Bife de vaca à Regional

Talvez um dos pratos mais famosos da ilha de São Miguel, o Bife à regional é algo que os apreciadores de carne de vaca não podem deixar de experimentar.

A carne usada na confecção deste icónico prato é maioritariamente açoriana, proveniente do gado bovino que é criado nas verdejantes pastagens dos Açores.

O Bife à regional na verdade é uma variante do bife à inglesa mas com algumas adaptações, nomeadamente pautadas pelo recurso à pimenta da terra e ao alho da ilha de São Miguel.

Este delicioso bife pode ser acompanhado com batata frita, arroz ou ambos e, quase sempre, com ovo a cavalo.

 

Cozido das Furnas

Na ilha de São Miguel, um dos pratos mais icónicos é claramente o cozido das Furnas.

A sua fama não se deve apenas ao facto de ser realmente um regalo ao paladar mas também pelo facto de ser confeccionado no solo vulcânico pois todos os ingredientes, necessários à confeção deste famosa iguaria da gastronomia micaelense, são colocados numa panela que depois é enterrada no solo junto às caldeiras das Furnas, onde fica a cozinhar durante cerca de seis horas. Este prato tem assim um sabor único, devido à peculiar forma como é confecionado.

No entanto não é apenas o solo e essa forma tão diferente de confeccionar este prato que o tornam tão famoso e apetecível. Os ingredientes que o compõem também contribuem em muito para a fama que este prato tem: as carnes de galinha, vaca e porco, batata, batata-doce, cenoura, inhame, couve, morcela, repolho e chouriço, fazem deste algo a não perder.

Se eventualmente já experimentou o tradicional cozido à portuguesa do continente, vai, com certeza, reparar que o cozido de São Miguel, por ser cozinhado no solo vulcânico faz, de facto, diferença.

 

Torresmos de Vinha d’Alhos

Gosta de carne de porco? Pois muito bem, se a resposta foi sim então não pode deixar de experimentar este prato tradicional tão típico dos Açores.

Muito popular em todas as ilhas dos Açores (com algumas variações na sua confeção dependentemente da ilha) os torresmos de vinha d’alhos são confecionados com a parte mais “gorda” e larga do entrecosto do porco, cozinhando lentamente em gordura.

Os torresmos podem ser servidos como prato principal mas também há quem os sirva como petisco, frequentemente comido à mão sobre uma fatia de pão de milho ou de trigo.

 

Chicharros fritos com molho de Vilão

Quando se fala em pratos de peixe na ilha de São Miguel, os chicharros fritos com molho de Vilão, desde logo, se destaca não só pela fama que efectivamente tem mas também por ser um verdadeiro manjar, apesar da sua simplicidade de confeção e apresentação.

Este é, de facto, um dos pratos mais apreciados na ilha, e apesar de serem fritos em óleo, o sabor do chicharro dos Açores combinado com o delicioso e peculiar molho de vilão e acompanhado com batata cozida, pimenta da terra e pão de milho resulta numa experiência gastronómica a não perder.

Quando vier à ilha de São Miguel, não deixe de experimentar este icónico prato.

 

Polvo guisado à moda dos Açores

Outro grande e incontestável ícone da gastronomia açoriana, o polvo guisado à moda dos Açores é seguramente um dos pratos mais tradicionais e antigos do cardápio gastronómico dos Açores.

Apesar de apreciado o ano todo, este prato ganha especial relevo na noite de Natal, podendo ser servido como prato principal ou como um delicioso petisco, normalmente acompanhado com batata.

As características realmente diferenciadoras deste prato têm que ver com os seus temperos, de onde se destaca o vinho-de-cheiro (ou tinto) e a pimenta da terra e ou malagueta.

Apesar dos muitos denominadores comuns, a receita do Polvo Guisado à Moda dos Açores, poderá variar de ilha para ilha. No entanto, o resultado final acaba por ser o mesmo, ou seja, um delicioso polvo guisado de fazer crescer água na boca.

 

Bife de atum

Se o bife de vaca à regional é provavelmente o mais famoso prato de carne dos Açores, então será mais do que justo afirmar que o bife de atum é dos mais icónicos, apreciados e procurados pratos de peixe do arquipélago.

Por abundar no mar despoluído dos Açores, este peixe chega às mesas açorianas super fresco, sendo este um dos principais requisitos para garantir que o resultado final será literalmente de chorar por mais.

Seja grelhado no carvão ou frito na frigideira, o bife de atum dos Açores é um verdadeiro manjar dos deuses, em especial quando acompanhado com a famosa pimenta malagueta tão característica da culinária açoriana, e com batata (normal ou doce), inhame e legumes cozinhados.

Vir aos açores e não experimentar esta iguaria é como ir a Roma e não ver o Papa.

 

Queijadas da Vila Franca do Campo

As Queijadas de Vila Franca do Campo são um doce típico da Ilha de São Miguel – nos Açores – e devem o seu nome ao facto de serem tradicionalmente produzidas em Vila Franca do Campo.

Dita a história que a receita original destas deliciosas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André em Vila Franca do Campo. Por esta razão, as queijadas da Vila (como são vulgarmente conhecidas) são um dos marcos da doçaria conventual açoriana, sendo um dos doces regionais mais procuradas da ilha de S. Miguel não só pela população nativa mas também por quem visita a ilha.


As queijadas da Vila têm como principais ingredientes o leite dos Açores, os ovos (sobretudo as gemas) e o açúcar que, juntos, lhe conferem uma textura única e um sabor verdadeiramente inconfundível.

Quando visitar a Ilha de São Miguel, coloque na sua lista de prioridades experimentar as famosas Queijadas da Vila pois seguramente que não se arrependerá.

 

Pudim de feijão

Apesar de não ser originário dos Açores, o pudim de feijão açoriano adicionou algumas nuances à sua receita que fizeram com que este adquirisse características diferentes e muito apreciadas por quem experimenta esta jóia da doçaria local.

Nos Açores costuma-se dizer que não há restaurante que se preze que não tenha no seu cardápio de sobremesas este pudim molhado e consistente que fecha com chave de ouro uma refeição de carne ou peixe.

Por ser um pudim algo pesado, uma pequena fatia é mais do que suficiente para saciar e para viciar pois quem prova este must da doçaria regional normalmente quer repetir a experiência.

 

Bolo de ananás de São Miguel

Este é outro grande embaixador da doçaria açoriana.

O bolo de ananás que muitos de nós já experimentamos fazer em nossa casa, normalmente é feito com ananás de conserva. No entanto, como nós açorianos temos a mania de ser diferentes optamos por fazê-lo com ananás fresco. Leu bem, ananás fresco, não abacaxi pois o ananás da ilha de São Miguel tem um paladar único.

A massa amanteigada, fofa e húmida (como deve de ser), combina na perfeição com o sabor e textura do ananás fresco.

Se nunca provou esta deliciosa sobremesa coloque-a na sua wishlist pois vai ver que velará bem a pena. 

Agora que certamente despertamos o seu paladar, reserve uma viagem aos Açores e experimente, em primeira mão, o que de melhor estas nove ilhas têm para lhe oferecer.