Blog

9 usos culinários para compotas e geleias

Há muito tempo que compotas e geleias fazem parte dos hábitos alimentares de quase todos nós e são, de facto, formas muito divertidas e saborosas de consumir fruta e de dar vida e cor a lanches e pequenos-almoços.

Seja sincero e diga lá se em sua casa não tem quase sempre um frasco de compota ou geleia no frigorífico ou no armário?

No entanto, o que alguns de nós desconhecem é que estas gulosas iguarias não servem apenas para barrar no pão pois podem e devem ser consumidas com outros alimentos igualmente deliciosos.

Neste artigo mostramos algumas formas incríveis de utilizar compotas e geleias, que vão muito além do simples pãozinho.

 

Com queijo

Se existe um alimento que combina na perfeição com compotas ou geleias este é claramente o queijo, seja este de que tipo for.

A combinação da fermentação do queijo com a doçura e acidez da compota ou geleia criam uma experiência única.

Se é apreciador de queijo experimente combiná-lo com compota de abóbora, compota de tomate capucho (physalis) ou com geleia de ananás e prepare-se para ficar com um grande sorriso na cara pois garantimos que é o que lhe vai acontecer.

 

Com Panquecas e waffles

É raro encontrar alguém que não goste de uma boa e fofa panqueca ou waffle, pois é daqueles produtos que normalmente agradam a todos independentemente da idade; sim, porque às vezes os adultos são mais gulosos do que as crianças.

Em abono da verdade, quem não gosta de acompanhar um bom chá, café ou leite com chocolate com uma deliciosa panquequinha ou waffle? Pois é. E o que costuma colocar por cima? Xarope da ácer?, mel?, manteiga? Pois bem, da próxima vez experimente colocar a sua compota ou geleia preferida e tenha uma experiência sensorial totalmente diferente. E antes que pergunte qual a melhor compota ou geleia para o fazer, a resposta é simplesmente, aquela que mais gostar pois aqui não há uma regra rígida.

 

Como cobertura de gelados

Gelados e sorvetes são também daquelas delícias que agradam tanto miúdos como graúdos. Quem não gosta de um bom gelado em especial no verão quando o calor aperta?

Pois muito bem: há duas formas de consumir estas maravilhas doces: a forma vulgar ou a forma criativa na qual pode usar, como cobertura, a sua compota preferida.

Experimente combinar gelado de baunilha com compota de amora, ou gelado de chocolate com geleia de maracujá ou ananás. Nestas coisas o céu é mesmo o limite.

 

Como recheio ou cobertura de bolos e tortas

Porquê algodão quando pode ter seda? Já pensou em rechear ou cobrir bolos e tortas, como pão-de-ló, cheescake, pavlovas, entre muitos outros, com a sua compota ou geleia preferida? Experimente e vai ver que o resultado final vai garantidamente surpreender.

Nas receitas que disponibilizamos no nosso site (quintaldosacores.com) partilhamos algumas receitas destas sobremesas deliciosas.

 

Com iogurte

Essa é uma forma muito interessante e criativa de consumir compotas ou geleias sem ser no pão ou na torrada.

Experimente adicionar a um iogurte natural (de preferência sem açúcar) a sua compota preferida e vai ver como este ficará bem mais saboroso e saudável do que os iogurtes com sabores vendidos nas lojas pois estes têm químicos que, seguramente, não encontrará nas compotas.

Coloque uma colher de compota ou geleia no seu iogurte e comece o dia com um sorriso na cara!

 

Como molho para carnes e peixes

Compota ou geleia como molho para pratos de carne ou peixe? Sim, leu bem, apesar de parecer algo inusitado o resultado final vai fazer com que se renda às evidências.

Na verdade, em muitos países, as compotas de frutos são frequentemente utilizadas como cobertura de carnes vermelhas, brancas e até mesmo peixe.

E que tal tentar? Experimente combinar geleia de maracujá com salmão ou geleia de ananás com carne de porco.

Para além disso, molhos à base de vinho tinto combinam também muito bem com geleias de frutos vermelhos, como morango e amora.

Se é apreciador de carne, não tenha receio em experimentar estas combinações exóticas pois garantimos que vão superar as suas expectativas.   

 

Como cobertura de saladas

Quem disse que comer salada tem de ser uma coisa chata e com pouco (e às vezes nenhum) sabor?

Azeite, vinagre e molhos diversos são comummente utilizados em saladas para tornar o seu consumo mais divertido e saboroso. Que tal ir um pouco mais além e experimentar outros ingredientes que vão, garantidamente, trazer valor acrescentado às suas saladas.

Experimente adicionar mel, frutas diversas, geleias ou compotas. Sugerimos combinações inusitadas e agridoces como geleia de uva com vinagre balsâmico ou até mesmo geleia de pimenta com azeite virgem biológico. Aqui, uma vez mais, o céu é o limite por isso dê largas à sua imaginação e deixe-se levar pelo experimentalismo.

 

Como enchidos

Se é apreciador de enchidos como chouriço, linguiça ou morcela experimente levar a experiência de consumo a um outro nível acompanhando os seus enchidos preferidos com compota de abóbora e com queijos diversos cobertos com geleia de pimenta ou maracujá.

Parece-lhe estranho? Pois bem, quando experimentar vai lamentar não o ter feito mais cedo pois o resultado é, literalmente, de chorar por mais.

 

Para rechear biscoitos e bolachas

Fazer biscoitos ou bolachas em casa não é nada difícil pois na internet encontra literalmente centenas de receitas para todos os gostos e preferências.

Que tal aproveitar aqueles fins-de-semana chuvosos e frios para ficar em casa a experimentar algumas destas receitas cujo resultado final comerá enquanto vê aquele filme que já planeava ver há muito tempo enroscado(a) numa manta com um chá ou café bem quente numa das mãos e umas saborosas bolachinhas na outra? Parece-lhe boa ideia? E que tal elevar o nível da coisa e rechear estas saborosas bolachas com as suas compotas ou geleias preferidas? Ficou bem melhor, não concorda? Pois bem, então porque razão ainda está a ler este artigo? Corra para a cozinha e comece a experimentar as receitas que lhe pareçam mais irresistíveis.

Com este artigo esperamos ter despertado a sua curiosidade e vontade de experimentar alguns dos possíveis usos culinários das compotas e geleias que vão muito mais além da sua mera utilização em pão ou torradas. Esperamos que tenha gostado e que todas as nossas sugestões sejam do seu agrado.